Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

China quer lançar segunda sonda lunar na próxima sexta-feira

 Redação Época, com Agência EFE

O programa espacial chinês acelera os preparativos para lançar sua segunda sonda lunar, a Chang E II, na sexta-feira (1º), data em que a República Popular da China comemora 61 anos de sua fundação. Segundo a imprensa estatal, o lançamento só ocorrerá caso as condições meteorológicas permitam.
O lançamento será realizado do mesmo lugar que a primeira sonda, a Chang E I: a base de Xichang, na província de Sichuan, no sudoeste do país. O tempo nublado e chuvoso na zona pode atrasar o lançamento, embora os meteorologistas prevejam dias ensolarados a partir de quinta-feira (30).
As agências de viagem locais oferecem passeios a uma zona a três quilômetros da base para acompanhar o lançamento por 800 iuanes (cerca de R$ 204).

A segunda sonda lunar chinesa testará novas técnicas para pousar na Lua e vai tirar fotos de alta resolução da superfície do satélite natural. Além disso, entrará na órbita lunar em apenas cinco dias, contra 13 da primeira sonda, e orbitará mais perto, a 100 quilômetros ao invés de 200.

A Chang E I foi lançado em 24 de outubro de 2007 e encerrou sua missão em 1º de março de 2009, quando caiu no solo lunar.
O programa espacial chinês trabalha em duas frentes: o de voos tripulados (já realizou três) e o de prospecção lunar, que prevê o primeiro pouso de uma sonda chinesa sem astronautas em 2013 e a primeira coleta de pedras em 2017. Os dois programas poderiam convergir em 2025, quando algumas fontes próximas ao programa espacial chinês assinalam que o país deve enviar seus primeiros astronautas à Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário