Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nobel de Medicina 2010 vai para britânico que iniciou pesquisas sobre fertilização in vitro

Edwards, 85, professor emérito da Universidade de Cambridge, começou a trabalhar com fertilização in vitro no começo dos anos 50.
Da Redação, com agência
Brasília - O pesquisador britânico Robert G. Edward ganhou o Prêmio Nobel de Medicina 2010 por suas pesquisas sobre a fecundação in vitro, comunicou nesta segunda-feira o Instituto Karolinska.

Edwards, 85, professor emérito da Universidade de Cambridge, começou a trabalhar com fertilização in vitro no começo dos anos 50. Ele desenvolveu a técnica em que óvulos são fertilizados fora do corpo humano e implantados no útero. A pesquisa foi realizada com o cirurgião ginecológico Patrick Steptoe, que morreu em 1988.

Em 25 de julho de 1978, Louise Brown se tornou a primeira bebê nascida da fertilização in vitro, no Reino Unido, revolucionando o tratamento de fertilização.

"As conquistas [de Edwards] tornaram possível tratar a infertilidade, uma condição médica que aflige uma grande proporção da humanidade, incluindo mais de 10% de todos os casais", disse o comitê que escolhe o vencedor. "Aproximadamente 4 milhões de pessoas nasceram graças à fertilização in vitro".

A probabilidade de um casal infértil ter um bebê hoje é de 1 em 5 com a fertilização in vitro, aproximadamente a mesma de um casal que conceba naturalmente.

O Nobel de Medicina inclui um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão) e é entregue no dia 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte do fundador dos prêmios, Alfred Nobel. As informações são da Folha Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário